segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Catia Garcia


Conheçam Catia Garcia, mãe do anjo Leonardo Garcia, e sua história de luta e perseverança através do autismo. Conheça suas forças, suas tristezas, mas acima de tudo, suas alegrias e bençãos por ter sido escolhida para ser mãe de um anjo azul. Catia frequentemente nos brinda com fotos de seu anjo na Internet nos dando um “bom dia”, um “boa tarde” ou uma “boa noite” acompanhados de um sorriso lindo que nos faz ganhar o dia.

“Comecei a perceber que havia algo de diferente quando Leo estava com três anos por causa da ausência da fala. Quando Leo estava com 04 anos, levei-o a uma fono e então veio a suspeita de autismo o que, logo após, foi confirmado pela Unifesp.
Leo tem autismo clássico acompanhado de retardo severo. Pode parecer estranho, mas senti-me aliviada pois, ao menos assim, eu sabia que ele tinha algo e agora sabia o que era. Antes, estava perdida, pois não tinha ideia do que fosse.
Apesar de meu alívio, também vieram as frustrações, pois amigos e familiares se afastaram de nós e eu acabei ficando sozinha para cuidar dele. Porém, mesmo sozinha, eu descobri que com com muito amor e estímulo ele pode melhorar! Acho que a causa do autismo é genética e eu não acredito que o autismo tenha cura, mas acredito na melhora!

Só ainda não tenho qualidade de vida, pois não consigo sair com ele para restaurantes e lugares cheios! Quase não saímos… Só aqui perto, na rua de casa. Às vezes, me sinto impotente e frustrada, mas nem tudo é tristeza, pois hoje em dia conseguimos interagir melhor que antes e ele me olha nos olhos e dança comigo. Mas sabe o que acho mais triste? É o preconceito. Esses dias, uma mãe falou para filha dela não chegar perto do portão e não se aproximar do Leo, porque o o Leo é “perigoso”.
            Mas graças a Deus há momentos em que me sinto feliz: é quando o Leo está feliz e sorri. Isso me deixa feliz também. Houve uma vez em que estava ventando e meus cabelos ficaram voando no carro. O Leo começou a rir! Foi muito engraçado.
            Outro motivo que me ajuda nesta jornada são minhas amigas que fiz na Internet, pois uma dá força a outra. Sem elas seria bem mais difícil.
O que posso dizer a outras pessoas que estão nessa caminhada é que há momentos tristes e momentos felizes, mas NUNCA deixem de lutar pelos seus filhos! E lutar contra o preconceito!
Leonardo 

Catia Souza Garcia, 23/12/12 - São Paulo

Texto escrito por Anita Brito a partir de um questionário preenchido pela pessoa entrevistada. Caso deseje utilizar nossos textos, por favor citem a fonte. Obrigada.

8 comentários:

  1. Parabéns a família Garcia, linda família; Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns á família Garcia; Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  3. Léo, você é um anjo lindo que sua mãe Cátia trata com muito amor!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo filho lindo que vc tem Catia!
    Parabéns pela força, pela alegria e pelo exemplo!
    abçs
    Claudia Moraes

    ResponderExcluir
  5. Amiga Cátia, eu acredito que tudo na vida tem um propósito, nada é por acaso... Você está cumprindo sua missão com muita dignidade e amor e, pode ter certeza, o seu amor é o mais fundamental para Léo nesta jornada! Bjos minha linda!

    ResponderExcluir
  6. Que história de vida mais linda! Deus continue abencoando!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Catinha.... e o Léo ainda vou morder essas bochechas!!!

    ResponderExcluir
  8. Linda história!!! Bitocas no Léo esse gatinho.

    ResponderExcluir