domingo, 30 de dezembro de 2012

Lorena Prado


Conheçam Lorena Prado, mãe dos lindos Marcos, neurotípico de 16 anos, e de João Pedro, autista de 06 anos. Lorena é casada com José Antonio, marido e companheiro de luta. Além de mãe e esposa dedicada, ainda coordena brilhantemente o Grupo “Autismo Jataí Goiás”, no Facebook e dedica-se à causa do autismo de forma ativa. Suas colaborações ajudam a muitas pessoas a entenderem melhor o autismo em sua região e inspira a outras mães e pessoas que a rodeiam. Lorena, atualmente, coordena também um encontro mensal com famílias de autistas em sua região e suas reuniões são recheadas de informações e trocas de informações. É de tirar o chapéu.

Notamos que algo estava diferente com o João Pedro desde que ele era bem novinho, pois ele era um bebê muito agitado. Ele não tinha sono e não dormia nem de dia e nem de noite. Chorava sem parar e, logo quando começou a sentar, começamos a notar os movimentos estereotipados. Outro traço é que, e ao brincar, adorava enfileirar seus brinquedos.
A partir daí, começaram nossas diversas romarias, pois passamos por vários médicos, porém, somente aos quatro anos de idade conseguimos uma consulta com um neuropsiquiatra de renome em nosso Estado, o qual diagnosticou João Pedro como autista. Ele nos disse que o João tem Síndrome de Asperger, porém, não nos deu nenhum laudo.
Mas ao invés de me desesperar, eu fiquei ALIVIADA, pois já havia corrido tanto atrás de uma resposta e imaginei tantas coisas ruins que meu filho poderia ter, que quando recebi a notícia do autismo foi como se tirasse um peso das minhas costas. Mas essa foi a reação inicial, porque depois fiquei em choque… Fiquei quatro dias e quatro noites de luto. Mas tinha que escolher: ou eu me fechava no luto, ou eu lutava pelo meu filho. Então, eu escolhi lutar!
Ao decidir lutar, começaram as lutas para trazer a aceitação para a família, as quais foram as mais variadas possíveis. Uns nos deram apoio, outros fizeram escândalo e para outros até hoje a ficha ainda não caiu. Mas, graças a Deus, digo que sou privilegiada pois meu esposo é o meu maior companheiro, além do meu filho mais velho que nos auxilia demais Tenho uma equipe multiprofissional que adotou o João como se fosse filho e todos dão o seu melhor para ajudá-lo da melhor forma.
É estranho, porque no começo pensei que iria ter minha vida podada em todos os sentidos. Fiquei um tempo sem querer sair de casa, pois meu filho entrava em pânico só de pensar em sair, mas começamos a insistir e com o tempo ele foi ganhando confiança nas pessoas e começou a gostar de frequentar outros lugares. Hoje vamos a qualquer lugar com o João, mas, é claro, usando sempre o bom senso. No entanto, o que foi fundamental para que isso acontecesse foi a entrada dele na escola. Com o advento escola, pude presenciar uma das maiores conquistas de meu filho até hoje, que foi vê-lo alfabetizado. Confesso que ver meu filho lendo de tudo, ao menos para nós, é uma grandiosa conquista.
Hoje, sinceramente, o que ainda me deixa um pouco frustrada é não conseguir manter um diálogo com ele, embora já tenha melhorado 100%. Mas, às vezes, ainda fico um pouco triste com essa situação. Também, sinto-me impotente quando penso no futuro: Como será? Nem gosto na verdade de pensar muito nisso, mas rogo a Deus que me dê forças e muita vida para cuidar do meu filho e torná-lo o mais independente possível. Quero que meu filho seja feliz, independente de qualquer coisa.
Eu não acredito em cura para o autismo, mas acredito em melhor qualidade de vida. Isso, eu tenho certeza que é possível. Não sei qual a causa para o autismo e, na verdade, nunca me interessei muito por isso. Quero e sempre quis saber como agir com meu filho, mas saber a causa nunca me interessou. Sempre penso nas conquistas…
A primeira apresentação da escola, para mim, foi inesquecível! Foi um momento único e que me trouxe extrema felicidade, pois meu filho estava alí, se apresentando na escola. Outra coisa que acho que eu lembrarei para sempre, será o fato de o João entender tudo ao pé da letra. Já demos muitas risadas com isso
Um dos poucos momentos de tristeza que tenho é quando chego na escola e vejo um grupo de crianças e o João isolado, correndo de um lado para o outro… Isso, confesso, me dá aquela pontinha de tristeza.
Apesar da tristeza, não desisto e sempre quero o melhor para meu filho. A minha primeira fonte de inspiração para lutar mais e melhor, foram os grupos que me tornei membro na Internet. Lá, conheci pessoas que me fortaleceram e uma das minhas maiores fontes de inspiração é a minha querida amiga Anita Brito. Ler o livro “Meu filho ERA autista” foi para mim um divisor de águas.
Posso afirmar que sou profundamente feliz, pois hoje consigo ver o autismo do João como uma forma de aprendizado para mim e para minha família. Cresci muito, principalmente como ser humano. Hoje me considero uma pessoa melhor, mais madura e mais forte. E a mensagem que eu gostaria de deixar é que, independente de como seu filho seja, o que realmente importa é o amor, pois é um sentimento tão sublime, que transpõe as maiores e mais grandiosas barreiras, sejam elas quais forem. Ame seus filhos e tenha muita paciência, pois tudo ocorre no seu tempo determinado. Nem antes, nem depois.
Toda minha força para que tenha entendimento e determinação para continuar vem de Deus. Foi Ele quem me deu tanta força para lutar pelo meu filho e foi pela inspiração Divina que me veio a ideia da criação do Grupo “Autismo Jataí Goiás”, que hoje, para mim é a minha fonte de energia para continuar na luta. A todos os membros do grupo o meu MUITO OBRIGADA!
João Pedro
Texto escrito por Anita Brito a partir de um questionário preenchido pela pessoa entrevistada. Caso deseje utilizar nossos textos, por favor citem a fonte. Obrigada.

4 comentários:

  1. João Pedro, uma figura. Grandes amigos esses, tenho a sorte de estar por perto.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela linda história de vida Lorena.
    Parabéns pela linda familia. João é um fofo!!!
    Muito boa sorte na sua caminhada, que Deus sempre abençõe vocês!
    Abçs
    Claudia Moraes

    ResponderExcluir
  3. Eu li o livro "Meu filho ERA autista" e foi para mim um divisor tbm. Mudou minha vida e de meu filho. Linda história.

    ResponderExcluir
  4. Lorena querida, parabéns pelos seus passos ate aqui, ainda a muito a percorrer e sei que você vai tirar de letra. Estou te acompanhando daqui querida, passo a passo caminhamos todos juntos inspirando-se uns nos outros para um futuro de vitória continua. Beijos e muito beijos Lorena do Grupo Autismo-Jataí que eu vi crescer. Sucesso!!!

    ResponderExcluir