sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Daniela Laidens


Conheçam Daniela Laidens, mãe de Giovana, autista de 05 anos, e sua linda família. Daniela é um exemplo de perseverança e, caso tivesse um terceiro nome, este seria, certamente, Fé! Pois é isso que a move todos os dias e é assim que ela guia seu dia a dia perante ao autismo. Dani acredita no ser humano e crê em um mundo melhor para todos. Com a abertura do blog “Janelinha para o Mundo” (http://janelinhaparaomundo.blogspot.com.br/), Daniela abriu portas para um novo mundo, pois conheceu pessoas maravilhosas e famílias cheias de amor e de histórias para contar. Hoje, ela vem até nós para nos contar um pouco de sua linda história recheada de alegrias, emoções, lutas e vitórias, assim como a sua, que está lendo este lindo relato…

            Quando Giovana estava com 02 anos de idade, percebi que ela se expressava muito pouco verbalmente e era muito ‘arisca’ com visitas e pessoas fora do círculo familiar. Aos 03 anos, resolvemos levá-la a uma consulta com uma renomada neuropediatra aqui do sul, pois a pediatra de minhas filhas já havia nos lançado uma dúvida. Hoje em dia, Giovana está com 000 anos e está “na ponta do espectro”, ou seja, ela tem apenas alguns poucos sintomas bem leves e seu comportamento está cada vez mais próximo de uma pessoa neurotípica.

Giovana e sua maior incentivadora:
a irmã Pietra
            Confesso que, ao receber o diagnóstico, minha reação imediata foi de pânico. Eu não consegui segurar as lágrimas ainda dentro do consultório... Mas apesar do choro, fui acometida por uma certeza de que minha filha teria enormes chances de progresso e que eu não desistiria dela. Foram dias de angústia e muito choro, mas também, dias inteiros de muita pesquisa em frente ao computador indo atrás de blogs, textos, artigos e tudo mais que pudesse nos ajudar naquele momento. Tudo isso somado à minha fé, que nunca faltou! Como alguns amigos já haviam me alertado sobre ‘algo estranho’ na Gica, a reação deles, ao darmos a notícia de que a Gica estava dentro do espectro autista, foi de nos amparar e tentar nos colocar ‘pra cima’. E, assim como nossos amigos, nossa família foi essencial, porque eles estavam sempre ao nosso lado e nunca houve afastamento de nenhum familiar – todos eles entraram na ‘causa’ e nos deram apoio. Uns mais que outros, é claro – mas todos, sem exceção (amigos e familiares) conheceram o autismo naquele momento.
            Agora, o fundamental mesmo, foi o apoio de meu marido, que sempre foi um paizão e que ficou muito tranquilo em relação ao diagnóstico. Isso foi maravilhoso, porque ele precisava segurar a barra para que não afundássemos na tristeza do momento. Eu me dei o direito de sofrer um pouquinho enquanto ele segurava a barra para nós. Este foi um dos pontos cruciais para termos forças para ajudarmos nossa pequena Gica.
            Outro fator que nos ajudou muito foram as escolas, tanto a regular quanto a especial, pois foram outro grande apoio para nossa família. Todos mostraram-se muito dedicados e ligados à nossa família e fomos abençoados com professoras carinhosas e com vontade de aprender mais sobre o autismo. E me arrisco a dizer que a Giovana abriu uma porta para que outros alunos, com algum tipo de transtorno de desenvolvimento, fossem recebidos com mais entendimento. E não posso esquecer de creditar o avanço da Giovana às médicas que encontramos pelo caminho: sua pediatra Marcia Almeida, a neuropediatra Maria Sônia Goergen e a nossa querida fonoaudióloga Marcia Soares.
Visita da nossa querida Claudia Moraes
            Nos primeiros anos foi um pouco mais difícil trabalhar a sociabilização da Gica, tanto que ela nunca tinha tido uma verdadeira festa de aniversário até seus 04 anos! Os 03 primeiros anos acabaram ficando no vazio… Mas na sua festa de 04 anos, ela festejou como uma verdadeira aniversariante! Recebeu seus amigos de escola com uma felicidade de dar inveja. Seus avanços já eram mais que visíveis e reais. Abriu os presentes ansiosa, cantou os parabéns, apagou a velinha. Foi emocionante… Naquele dia, iniciou-se uma nova fase de sua vida e, para nós, parecia que ali seria um ‘marco’ na história da nossa pequena. E foi mesmo. Depois desta data, ela começou a ser mais independente, começou a falar, a pedir, a não querer, a chamar, a brincar, a fantasiar. Enfim, nossa Gica estava ali conosco.
            As maiores conquistas de nossas vidas, se relatadas aqui, parecerão pequenas para muitos leitores. Mas foram justamente as pequenas conquistas que nos trouxeram as maiores felicidades, como ouvir aquela vozinha doce me chamando de ‘mãe’, ou conquistarmos sua confiança, que até então era somente reservada ao pai. Estas pequenas coisas, para nós, são de uma grandeza ímpar. A vida passou a ser ‘azul’ e começamos a dar valor para todos aqueles momentos que para outros são corriqueiros e comuns e que não damos muito valor no dia-a-dia. Para nós, pequenos passos eram, e ainda o são, motivo de muita festa e alegria. Também passamos a ter maior tolerância e amor ao próximo.
            Olhando para trás, vejo que, graças a Deus, todas as minhas frustrações ficaram no passado. Sentia-me muito frustrada quando a Gica ainda não falava, mas agora ela fala e eu estou mais forte. Todos evoluímos!
            Todo o progresso da Gica me faz ter certeza que existe, sim, cura para o autismo! Não só acredito como vivo isso na minha vida. A Giovana é o maior exemplo de cura. Alguns falarão que houve erro de diagnóstico. Mas como negar o histórico dela? Características que já existiram? Eu acredito na intervenção precoce. E tenho muita esperança nas pesquisas do Alysson Muotri, extremamente empenhado para isso.
            Eu acredito que o autismo seja causado por motivos genéticos e sou cética em relação aos ‘fatores externos’, tais como vacinas ou problemas na gestação (aqui eu me refiro apenas ao autismo e não outros tipos de transtornos). Mas o que mais acredito são causas que ainda não sabemos, aquelas espirituais, as principais para todo sofrimento e aprendizagem aqui na Terra. Independente da causa e da cura, procuro conviver o melhor possível com o autismo.
            Há muitos momentos felizes, principalmente no que se refere ao grupo de amigos que fiz em função do autismo, mas um dos momentos mais felizes nesta minha caminhada foi a primeira caminhada azul aqui em Rio Grande, minha cidade, no dia 02 de abril de 2012.    Este dia eu lembrarei para sempre com muito carinho.
            Outro momento que me emocionou muito, foi quando ela finalmente aprendeu a dizer ‘eu quero’. Um belo dia eu estava na cozinha quando ela me chamou, veio me buscar pela mão e me levou até a televisão, para me mostrar um comercial de uma boneca que fala. Então a Gica apontou para a tela e disse: “EU QUERO!”
             Certo dia, ela estava na banheira brincando na hora do banho e me perguntou: “Mãe, qual é a cor da água?”. Ah, com certeza um momento muito emocionante foi a primeira vez que ela me disse ‘te amo’, com um forte e verdadeiro abraço…
Gica e Pietra. Lindas!
            Só lembrando destes momentos para amenizar minha tristeza em relação à situação que se encontra nosso país em relação ao autismo. Isso é muito triste para mim. Conhecer este Brasil tão pouco conhecedor do autismo, profissionais despreparados, famílias desamparadas… Eu passei a conhecer e a viver mais este mundo através do meu blog, pois recebia, e recebo até hoje, muitos e-mails, pedidos de ajuda e orientação. Minha primeira fonte de inspiração foi o blog da Silvia Sperling. Mas minha maior fonte de inspiração mesmo vem dos grupos de familiares no Facebook, pois, com eles, eu aprendo e ajudo ao mesmo tempo. É muito bom!
            Relatando aqui minha experiência, olho ao meu redor e tenho a certeza de que eu sou uma pessoa feliz! Sou eternamente grata à Deus por eu ter conhecido o autismo, porque foi através dele que eu pude me tornar uma pessoa infinitamente MELHOR. Gostaria de dizer a todos, mas principalmente àqueles que acompanham a minha trajetória desde o início, é que eu sempre estarei presente na causa autista. Minha filha pode estar saindo dele, o que é uma bênção, mas eu não saio mais, NUNCA MAIS! Quem conhece o autismo e os autistas sabe o que eu estou falando. A gente ama incondicionalmente a todos.

Giovana Laidens
Texto escrito por Anita Brito a partir de um questionário preenchido pela pessoa entrevistada. Caso deseje utilizar nossos textos, por favor citem a fonte. Obrigada.

19 comentários:

  1. Sou muito fã da Daniela Laidens!!! Fica até dificil comentar sem ser tendenciosa...
    Essa mulher conseguiu uma façanha que até hoje ela não sabe...Me levou ao Sul (moro no interior do Rio)na minha primeira viagem sozinha, e de avião. Prá quem já teve pânico de sair, eu não conseguia sair na rua de casa, esse é um feito e tanto...Mas, por ela eu tomei coragem e fui. Valeu super à pena, foram momentos maravilhosos com todos os amigos que fiz em Rio Grande, um dia eu volto!
    História linda, familia linda, unida, feliz!
    As meninas são um doce, tem aura clara, forte, coisa de gente boa mesmo, que a gente sente a vibração e vontade de ficar mais perto.
    Que Deus abençõe vcs sempre!!!
    Parabéns!!!
    bjs
    Claudia Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia amada! Tua passagem aqui no sul foi especial demais. Marcante, eu diria! Eu te adoro e te admiro. Pra sempre!

      Excluir
  2. Anita, depois de respirar fundo, quero te agradecer de coração como colocastes as palavras neste texto, que sem dúvida me emocionou demais. Acredito que tenha sido um grande presente isto. Daqueles que a gente nunca esquecerá.

    ResponderExcluir
  3. Me sinto priveligiada de conhecer essa familia. Feliz em poder acompanhar a Gica e sua familia. Daniela tem razao, quem conhece o mundo do espectro autista fica para sempre no compromisso, no desejo e no intuito mor de interagir e auxiliar o engajamento do portador do espectro autista com o mundo neurotipico. As descobertas sao tao surpreendentemente simples e ao mesmo tempo tao complexas que somente quando se constata e testemunha aquisicoes dessa natureza nos damos conta do quanto o simples e necessario para poder-se complexizar o sistema neural. Parabens Dani pela tua constancia
    e coragem em construir esse caminho ladrilhado de afeto e sapiencia onde Gica desabrocha. Ha pessoas que nascem com o dom e a missao de serem maes. Voce e uma delas. Prossiga, permita-se sempre escutar teus feelings. Bjos MSonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privilegiados somos nós, que Deus nos levou até você. Médica iluminada, competente e sobretudo humanizada. Você faz parte da nossa história!

      Excluir
  4. Lindo de ler. Significados que tocam nosso coração de forma especial porque encontram vivências parecidas, experiências comuns, sentimentos idênticos.
    Que bom que a internet existe e nos deixa com a consoladora sensação de que não somos os únicos.
    Um beijo grande Daniela, parabéns pela postura nesta jornada e que a gente prossiga olhando pra frente sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois isso faz parte das histórias de todos nós, todas com significados especiais, todas com alguma semelhança. E é por isso que tocam nosso coração. Um beijo grande e obrigada por tuas palavras!

      Excluir
    2. F. Cristina
      Tuas palavras me inspiram e me passam a melhor energia do mundo. Não somos os únicos mesmo, estamos juntos e estamos mostrando ao mundo o outro lado do autismo. Um grande e fraterno abraço!

      Excluir
  5. Linda sua estória, seu fervor em pesquisar, sua confiança, e, pra mim, maravilhoso vc ter um pai que ficou sempre ao seu lado!
    Vc sabe que foi presenteada? Pois é, nem todas as mães tiveram essa sorte, por uma razão ou outra! Temos muitas mães que foram à luta sòzinhas, com amigos e familiares, isso sim.
    Enfim, é de depoimentos como esse que as mães de primeira viagem precisam, pra aprender que lutar, acreditar, e confiar é necessário!
    "Não há mal que sempre dure". Existe sempre conquista pra aquele que não desiste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vera Lucia, fui presenteada sim. E agradeço a Deus sempre por esta benção! Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  6. Daniela, eu como avó de uma menina linda de 5anos e meio com traços de autismo, já lí e relí o seu blog e graças...quanta coisas aprendí sobre o autismo, sobre a vida, e sobre o ser humano, você me ensinou a ser uma pessoa melhor.Ainda não há cura para quem está dentro do espectro autista, mas todas as mães e você em especial tem nos ensinado que amor,carinho,dedicação,paciência e muita fé, tem se revelado uma ótima maneira de curar. Obrigada Daniela. Deixo escrito aqui, minha admiração a todos os profissionais dedicados que cuidam da Giovana. Um beijo para a Pietra e Giovana. Fiquem com Deus, beijos. Néli Hagui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Néli
      A tua história é construída com muito amor também. Tu és uma vó doce, como já falei um dia. Obrigada pelo teu carinho, és especial demais pra mim.

      Excluir
    2. Minha querida Néli ! Obrigada pelo teu carinho, estou com saudade dos teus e-mails! Mande notícias!

      Excluir
  7. Aí família.
    Prossigam...Sem fraquejar.
    Muitos precisam de vocês e do seu exemplo.
    Luz e Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Nilton!
      O teu exemplo sempre foi uma lição pra nós. Sempre. Desde o início.

      Excluir
    2. E eu sempre me inspirei no seu exemplo, Nilton! Obrigada por tudo!

      Excluir
  8. Emocionante!
    Te admiro mto,Dani!
    Desejo a vcs saúde e perseverança.
    Mil bjos:Graciete e Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graciete!! Também te admiro muito muito muito !!
      És uma mãe LEOA, daquelas que me espelho. O blog me proporcionou conhecer pessoas muito dignas e queridas. Fostes uma delas.

      Excluir
  9. Oi Daniela, meu nome é Jolene e meu filho tem 2 anos e 03 meses e há 02 semanas foi "diagnosticado" dentro do espectrum autista por uma neuropediatra. Ele se desenvolveu normalmente até 1 ano e 04 ameses +/-, quando começou a regredir na fala e na atenção, pois sempre nos olhou nos olhos e falou conforme sua idade! Já iniciamos a terapia com fonoaudióloga e terapeuta ocupacional, faz também equoterapia e já esta na escola. Ainda não fizemos os exames, pois aqui na Bahia é meio complicado, a médica solicitou uma ressonância funcional, vc fez? Após o período da copa estaremos indo fazer em SP.Gostaria de trocar figurinhas... Rsrs... Desejo muito aprender mais sobre as terapias e se vc tiver alguns profissionais para indicar, bem como o que posso fazer para contribuir no desenvolvimento do meu filho. Parabéns p vc mamãe guerreira!!!! Bjocas!!!!
    Meu email: Jolenecosta1@hotmail.com

    ResponderExcluir